Início do cabeçalho do portal da UFERSA

EEU

Neste local estão listados pequenos resumos das pesquisas em desenvolvimento na Estação Experimental da UFERSA, com seus pesquisadores responsáveis.
As informações aqui contidas são de inteira responsabilidade dos respectivos pesquisadores.

CRESCIMENTO DO GIRASSOL IRRIGADO COM ÁGUA SALINA DE ACORDO COM A FASE DE DESENVOLVIMENTO

Prof. Marcelo Tavares Gurgel

RESUMO:
A demanda por águas de qualidade inferiores aumentará tendo em vista que a disponibilidade das fontes de água de boa qualidade tende diminuir, principalmente nos países com regiões onde há escassez de água. Diante disso, este trabalho tem como objetivo estudar os efeitos da aplicação de águas com diferentes qualidades em diferentes fases do crescimento do girassol. O experimento esta sendo desenvolvido na Estação Experimental da UFERSA, Município de Mossoró. Neste estão sendo aplicados seis tratamentos no delineamento experimental em blocos casualizados com cinco repetições, dando o total de 30 parcelas. As águas aplicadas na irrigação têm condutividade elétrica de 0,5, 1,5 e 3,5 dS m-1 manejadas em diferentes épocas de crescimento da cultura. Estão senso avaliadas variáveis de crescimento e o acompanhamento de parâmetros do solo, e ao final serão coletados dados de produção e seus componentes.
DENSIDADE DE PLANTIO E CRESCIMENTO DE DUAS ESPÉCIES ARBÓREAS ADAPTADAS AO SEMI-ÁRIDO

Prof. Paulo Sérgio Lima e Silva

O trabalho está sendo realizado em blocos ao acaso com três repetições, com o objetivo de avaliar o crescimento da gliricídia e da sabiá em cinco densidades de plantio.
CRESCIMENTO DE ESPÉCIES VEGETAIS ADAPATADAS AO SEMI-ÁRIDO EM CULTIVOS PUROS E CONSORCIADOS

Prof. Paulo Sérgio Lima e Silva

O objetivo do trabalho será avaliar o crescimento de três espécies adaptadas ao Semi-Árido (sabiá, gliricídia e nim), em cultivos puros e consorciados.
CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS POR MEIO DA COBERTURA DO SOLO COM RAMOS DE ESPÉCIES ARBÓREAS

Prof. Paulo Sérgio Lima e Silva

O objetivo do trabalho será avaliar os rendimentos de espigas verdes e de grãos de milho com o controle de plantas daninhas efetuado pela cobertura do solo com ramos de quatro espécies arbóreas (sabiá, gliricídia, leucena e nim).
CRESCIMENTO E RENDIMENTO DO MILHO COM CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS VIA CONSORCIAÇÃO COM A GLIRICÍDIA

Prof. Paulo Sérgio Lima e Silva

O objetivo do trabalho será avaliar o crescimento e os rendimentos de espigas verdes e de grãos da cultivar de milho AG 1051, com o controle de plantas daninhas efetuado com a consorciação com a gliricídia semeada a lanço.
POTENCIAL DE ESPÉCIES SILVESTRES DE MARACUJAZEIRO COMO PORTA ENXERTO VISANDO O CONTROLE DE DOENÇAS DO SISTEMA RADICULAR

Prof. Eudes de Almeida Cardoso

Este trabalho objetiva determinar e difundir um ou mais porta-enxertos resistentes aos problemas fitossanitários da cultura, causadores da murcha, incrementando o plantio do maracujá amarelo na região de Mossoró e adjacências, no período máximo de três anos.
Ou seja:
1) Identificar combinações copa-porta-enxertos de maracujazeiro que apresente resistência à “murcha” ou “morte prematura”, sem, contudo transferir características indesejáveis aos frutos;
2) Identificar combinações copa-porta-enxertos que apresentem maior produtividade e qualidade dos frutos;
3) Obter combinações copa-porta-enxertos que utilizem o mínimo possível de defensivos agrícolas;
4) Difundir o resultado da pesquisa entre os agricultores da região, bem como produzir e distribuir as mudas enxertadas das combinações obtidas.
CARACTERIZAÇÃO E TIPIFICAÇÃO DOS MÉIS E OUTROS PRODUTOS APÍCOLAS PRODUZIDOS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE.

Coordenador geral: Prof. Dr. David de Jong/USP
Executor: Rogério Pereira, Bolsista de DCR-CNPq
Agências financiadoras: FAPERN/SEBRAE

Esta pesquisa tem como objetivo tipificar e melhorar a qualidade do mel e da cera de abelha do estado do Rio Grande do Norte com vistas ao incremento do comércio e exportação.
NUTRIÇÃO DA MELANCIA E ABÓBORA CULTIVADAS SOB DIFERENTES NÍVEIS DE SALINIDADE E DOSE DE NITROGÊNIO

Coordenador: José Francismar de Medeiros

Objetivos: Estudar o estado nutricional das culturas da abóbora e da melancia cultivada na região de Mossoró sob diferentes doses de N e níveis de salinidade da água de irrigação.
COMPETIÇÃO DE CULTIVARES DE MAMONA E DE GIRASSOL ADUBADAS COM TORTA DE MAMONA.

Coordenador: José Francismar de Medeiros

Objetivos: Selecionar cultivares de mamona e de girassol para cultivo sob irrigação, usando torta de mamona como fonte de adubo.
CULTIVO DE CURCUBITÁCEAS SOB DIFERENTES NÍVEIS DE SALINIDADE E DE ADUBAÇÃO NITROGENADA

Coordenador: José Francismar de Medeiro

Objetivos: Estudar o crescimento, produção e evapotranspiração de melão, melancia e abóbora sob diferentes níveis de salinidade e de doses de nitrogênio aplicadas em fertiirrigação.

1 de outubro de 2014. Visualizações: 1283. Última modificação: 07/07/2015 13:10:15